top of page

Alunas do curso de PLP visitam o acampamento Rosa Luxemburgo


No sábado, 13 de julho, as alunas do 20º Curso de Promotoras Legais Populares estiveram no acampamento Rosa Luxemburgo, em Votorantim, para conhecer a realidade do local e conversar com as mulheres que lutam por moradia em nossa região. O objetivo da atividade é que as futuras PLPs tenham contato com as diversas realidades vivenciadas pela população.


No sábado, as alunas foram recebidas pela dirigente regional da Frente Nacional de Lutas (FNL), Ediramar de Carvalho Silva do Nascimento, a Dira, e por um grupo de mulheres moradoras do acampamento. Dira, que é PLP formada no curso de Sorocaba, explicou a atual situação da luta por moradia, que hoje existem duas frentes de atuação, a jurídica e a de mobilização social, por meio de diálogo com o poder público.



O acampamento Rosa Luxemburgo foi formado há quase 4 anos e é composto por cerca de 300 famílias, que buscaram o local por não ter moradia e nem condições de pagar aluguel. Durante esses anos, algumas moradoras se alfabetizaram, estudaram, se formaram e trabalham na área de formação. Outras transformaram os sofrimentos em ação social, como a Adriana, que montou a farmácia solidária no acampamento, um espaço onde ela se sente realizada.



“A troca entre as alunas e as moradoras foi muito especial. Elas nos contaram suas histórias de vida, seus medos e seus sonhos. São mulheres guerreiras que enfrentam uma vida difícil, já superaram muitos desafios e, mesmo diante de tantos problemas, mantêm um sorriso no rosto e a esperança de uma vida melhor. Uma verdadeira lição para todas nós!”, avaliou a coordenadora do curso de PLP, Claudineia Mira.


Atualmente, algumas famílias conseguiram construir casas de alvenaria, porém a maioria ainda mora em barracos de madeira. O acesso à água é muito difícil, existe um poço com água não apropriada para consumo e a energia elétrica também é precária. O transporte público não atende completamente as necessidades dos moradores, são poucos horários com ônibus disponível, o que leva muitas famílias a caminharem longas distâncias para levar as crianças à escola.


Entre as alunas do curso de PLP deste ano estão duas moradoras do acampamento Rosa Luxemburgo e a visita das alunas despertou o interesse de outras mulheres. 



Doações e contribuições


O acampamento precisa e está aberto a receber doações e contribuições de todos os tipos: de mantimentos e vestimentas a aulas de alfabetização e esportes para as crianças e adolescentes.


O acampamento Rosa Luxemburgo está localizado na avenida Vitalino Pagliato, nº 1000, no bairro Itapeva, no município de Votorantim.



















78 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page