top of page

Direito à cidade: o que não pode faltar?


Na última sexta-feira, 19 de julho, as alunas do curso de Promotoras Legais Populares assistiram à palestra sobre “Direito à Cidade”, ministrada pela professora doutora do Programa de Pós-Graduação de Estudos da Condição Humana (PPGECH) da UFSCar e pesquisadora do tema, Rosalina Burgos.


A professora Rosalina provocou reflexões ao pontuar momentos de sua própria vida para apresentar a importância do pensar e planejar a cidade ouvindo a população e suas reais necessidades. Sua pesquisa de mestrado foi sobre o uso das praças e parques urbanos pela população e a de doutorado estudou os catadores de materiais recicláveis, que resultou no livro ‘Periferias urbanas: os catadores no urbano periférico’.



As alunas foram convidadas a responder à pergunta: “o que não pode faltar nas cidades na visão das mulheres?” e, em grupo, avaliaram o que era importante para cada uma. As respostas foram de acolhimento e tratamento adequado para saúde mental das mulheres a vagas em creche e educação aos filhos, de mais segurança à cultura e lazer. 


O resultado diverso demonstrou na prática o que a professora Rosalina explicou em aula, é necessário ouvir e formular um amplo leque de políticas públicas para assegurar que a cidade seja desfrutada, em sua totalidade, por toda a população.


A professora Rosalina Burgos é geógrafa, formada pela USP, mestre e doutora em Geografia Humana pela mesma Universidade. Dedica-se aos estudos sobre espaços urbanos e direito à cidade, conflitos territoriais e lutas sociais no urbano periférico. Atualmente é professora na UFSCar-Sorocaba.




35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page