O Brasil vive uma transição demográfica que traz impactos para todas as áreas da sociedade, de políticas públicas ao convívio familiar. Essa transição consiste em um menor índice de nascimentos e uma maior expectativa de vida da população. “Processo de Envelhecimento e o Etarismo” foi o tema da palestra ministrada pela mestre em Gerontologia, Tatiane Vieira Martins de Oliveira, às alunas do 20º Curso de Promotoras Legais Populares, no dia 12 de julho.
Durante a aula, Tatiane desmistificou diversos pontos relacionados à velhice e explicou a necessidade de humanizar o processo de envelhecimento, compreender que cada pessoa envelhece de uma forma e, especialmente no caso da PLPs, multiplicar o conhecimento adquirido para promover um convívio saudável, amoroso e reconhecer a importância do idoso para toda a sociedade.
Tatiane chamou a atenção para o fato de que a cultura ocidental não enaltece os mais velhos, que é preciso mudar esse pensamento e passar a considerar o acúmulo e a vivência das pessoas como algo positivo e que deve ser exaltado.
“Para sermos agentes de mudança precisamos combater o etarismo que é histórico e está enraizado em nossa sociedade. Para isso temos que começar olhando para nós mesmos, buscar desconstruir nossos preconceitos, deixar de usar palavras preconceituosas, ter empatia”, falou a palestrante Tatiane.
“Envelhecer é um processo natural e é sinal de que estamos vivos!”
Tatiane Vieira Martins de Oliveira é bacharel e mestre em Gerontologia, especialista em Saúde Coletiva e entrevistadora Clínica da Faculdade de Medicina da USP.
Tripartição dos Poderes no Brasil
Na sexta-feira, 12 de julho, as alunas do 20º Curso de PLPs também assistiram à palestra sobre “Tripartição dos Poderes: Poder Executivo e Poder Legislativo”, ministrada pela engenheira civil Ildeia Maria de Souza.
Na palestra, Déia explicou como os poderes estão divididos no Brasil, o que compete ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo, como se dá a relação entre eles, a existência da lógica de contrapesos para fortalecer a democracia e como a sociedade pode participar desses espaços de forma direta e indireta.
Ildeia Maria de Souza é bacharel em engenharia civil, pós graduada em Saneamento Ambiental, foi vice-prefeita de Mairinque e vereadora por três mandatos. Déia está licenciada dos cargos de diretora do Plenu, coordenadora do PLP Mairinque e membra do Comitê das bacias dos Rios Sorocaba e Médio Tietê e do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Itupararanga.
Kommentare